20/06/2021

Um casal jovem e sem filhos precisava criar um lar amplo e convidativo em seu novo apartamento — um imóvel de 210 m² localizado no importante prédio paulistano Conjunto Nacional, que leva a assinatura do arquiteto David Libeskind. “Quando entrei no apartamento, vi que ele havia sido reformado recentemente e estava repleto de papel de parede, molduras, rebaixamento de gesso e elementos decorativos que nada refletiam a essência modernista do edifício. A sensação era de um lugar genérico, que poderia estar em qualquer lugar da cidade”, explica o arquiteto José Carlos Navarro, da NAV Arquitetura, que assina o projeto.

 

Partindo, então, da relevância e importância histórica do edifício, Navarro conduziu um intenso processo de restauro no imóvel, que recuperou as pastilhas originais de sua fachada e teve suas colunas de concreto expostas. “O projeto original já nos garantia iluminação natural, ventilação cruzada e conforto térmico. A estratégia para reforçar esses aspectos foi deixar o apartamento mais leve e cinza, retirando alguns painéis de madeira escuros existentes na sala”, explica o arquiteto.

 

 

Como os proprietários gostam de receber, o novo layout transformou um dos quartos em uma sala de TV, ampliando a metragem da área social. No décor, o mobiliário contemporâneo trouxe leveza e estabeleceu um diálogo com a história do edifício. Destaque para o tapete da sala de estar, feito de patchwork de tapetes antigos.

 

“Entre as surpresas mais legais da obra, destacaria a descoberta das pastilhas originais da fachada em um pedaço da sala que originalmente abrigava uma varanda. Conversando com os proprietários, também optamos por manter o piso e o rodapé, preservando a memória da reforma mais recente do apartamento”, finaliza Navarro.